Primeiros 5 leitos de UTI na Central de Triagem já estão em funcionamento
Mais cinco leitos de UTI, implantados no Centro de Triagem da Covid-19 em Ilhéus, anunciados ontem com exclusividade pelo Jornal Bahia Online, já estão em funcionamento, na avenida Soares Lopes. Com mais estes leitos, o município volta a ter 55 unidades para atendimento a pacientes em estado grave da Covid-19. O secretário Geraldo Magela explica que, no caso destes cinco novos leitos, como eles são regulados pela Prefeitura de Ilhéus, eles só devem ser destinados a pacientes da própria cidade.
Magela anunciou para o Jornal Bahia Online que, nos próximos dias, cinco novos leitos de UTI serão disponibilizados no Hospital São José, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, e outros cinco, serão agregados aos já existentes na Central de Triagem, perfazendo um total de 10 leitos no espaço. Com isso, o município de Ilhéus, entre vagas reguladas pelo estado e pela prefeitura, passaria a ter 65 acomodações de UTI para atendimento aos infectados pela Covid-19.
Esta estratégia faz parte das exigências feitas pelo Ministério Público para garantir a abertura de mais uma etapa do comércio da cidade, nas atividades de médio risco. o MP exige mais vagas de UTI.
O Jornal Bahia Online apurou que na próxima sexta-feira (10), o secretário estadual da Saúde, médico Fábio Vilas-Boas, fará uma visita aos municípios de Ilhéus e Itabuna, para acompanhar mais de perto a situação dos dois mais importantes municípios da região sul do estado.
O governador Rui Costa anunciou no Papo Correria desta terça-feira (7) que a partir de quarta até sexta-feira fará reuniões com 90 prefeitos e prefeitas da Bahia para discutir a pandemia. Rui ressaltou sua preocupação com o crescimento de casos ativos após o período de São João. "Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida", disse durante a transmissão ao vivo. O governador também falou da antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.